quarta-feira, 14 de abril de 2010

Oque voce anda lendo ultimamente ?


Oii gente!
Bem... eu conheçi um livro muito interessante, e vou passar para voces!

DIÁRIO DE UMA COMISSARIA DE BORDO. Da autora Paula de Paula:

Sobre o livro Diário de uma Comissária de Bordo da autora Paula de Paula: Atenção, senhores passageiros! Coloquem suas poltronas na posição vertical, afivelem os cintos porque vocês vão decolar rumo aos bastidores do vôo comercial, conhecendo um pouco mais sobre uma profissão que fascina pessoas em todo mundo.Em caso de risadas exageradas, puxe a máscara de oxigênio mais próxima e respire lentamente. Apertem os cintos de segurança e tenha todos uma ótima leitura!

Paula de Paula: Embora este livro tenha sido escrito principalmente para divertir terráqueos", espero que não seja, por essa razão, desprezado pelo aeronautas, já que através dele você fará uma linda viagem às suas recordações do passado, trazendo à tona experiências sentimentos e lições de vida.

* expressão utilizada pelos tripulantes para afirmar que uma pessoa não é do vôo.




Diário de uma Comissária de Bordo


Ao resolver compilar e editar as aventuras contidas neste livro, tenho apenas a intenção de repartir com vocês momentos engraçados e marcantes que fizeram parte, não só da minha vida, mas da vida de tantas outras pessoas que dedicam-se ao transporte aéreo. Assim como poucos, eu tive a oportunidade de nascer nesse maravilhoso universo dos aviões. Como filha de piloto, conheci inúmeras pessoas neste meio, e com eles aprendi que voar vai muito além do fascínio que as pessoas têm pela aviação. Voar, é, acima de tudo, ter responsabilidade, dedicação e muito, mas muito amor pela profissão. Todas as histórias que vocês lerão neste livro são verídicas. Os nomes das pessoas e empresas foram omitidos com o intuito de preserva-las. Embora este livro tenha sido escrito principalmente para divertir terráqueos, espero que não seja, por essa razão, desprezado pelos aeronautas, já que através dele você fará uma linda viagem às suas recordações do passado, trazendo à tona experiências, sentimentos e lições de vida.

Paula de Paula








Espero que voces gostem e se divirtam com este livro!
Até a proxima postagem!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Comissária, Pessoa de Alto Contraste -


A Comissária, Pessoa de Alto Contraste -

A comissária começa na carreira com um carro zero, dado pelo pai. Ele não queria que ela interrompesse a faculdade e adiasse o casamento, mas no fundo está feliz por ver a menina, aquela criadora de caso, ir encher o saco dos outros. Os outros também estão felizes por conhecer a menina, e todos se mostram muito mais interessantes que o noivo, que começou a dançar no momento em que ela colocou os pés no avião. Na relação tentativa-erro, ela acha que toda tentativa é um acerto, já que os novos colegas estão sempre dispostos a ensinar. Ela não se dá conta daquele monte de gente vivida dançando em torno dela igual índio dançando em volta da fogueira.
A comissária tem o mesmo treinamento e sabe fazer as mesmas coisas que o comissário faz. Mas, por ser mulher, é menos otimista e, portanto, mais realista. A bordo, ela é soberana, insuperável e insubstituível, e com um simples sorriso é capaz de servir não dois, mas três copos de suco ao mesmo tempo, sendo que o terceiro usuário, cheio de esperanças pelo sorriso, vai virar o copo na boca sem perceber que ele está vazio. É ela que trabalha na linha de frente, dando o primeiro combate à massa e por isso é, ao mesmo tempo, flecha e arco. Em pouquíssimo tempo estará dançando em volta de todo mundo como índio dança em volta da fogueira. Ela decola ao lado do comissário e mesmo na escuridão é capaz de perceber, perguntando enquanto mantém o sorriso para não chamar atenção: "fechou essa porta direito? Parece que está meio aberta". Ambos, comissário e comissária, formam um time poderoso e, às vezes, assediam a massa, fazendo cara séria e voz compenetrada para oferecer as carnes disponíveis na refeição: "a senhora é vaca ou galinha?"
Mas é ela, a comissária, quem sempre prevalece. É ela que alimenta os mais inconfessáveis sonhos de todos, principalmente do usuário. Pode não ser bonita, nem gostosa. Mas dentro daquele uniforme transforma-se numa espécie de fada alcançável, um mito capaz de enlouquecer os menos avisados.

E, dentre os mais desavisados, está o co-piloto.

domingo, 11 de abril de 2010

Primeiros passos

Olá Gente!
Sejam bem vindos ao meu blogg. Aqui voce ira encontrar várias informações sobre a profissão comissária (o) de bordo. Aproveitem, e caso necessário, envie sugestões, perguntas etc ok ?
Beijos
_____________________ x ______________________

Vida de Comissária

Como ser comissária(o)?

Para conseguir a licença de comissário de vôo (CMS), o candidato deverá ter 18 anos, 2º grau completo e freqüentar uma Escola de Aviação (entidade homologada pela ANAC), a fim de cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Vôo (MMA 58-11, de 28 março 1995), com carga horária total, mínima, de 138 horas-aula.
Depois de passar pelo ensino-aprendizagem e aprovado por uma das Escolas homologadas, você deverá submeter-se às provas que compõem o exame da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Após a aprovação neste exame, o candidato poderá ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora.

Admitido, o candidato contratado deverá receber instruções teórica e prática sobre o equipamento (avião), em uma aeronave propriamente dita (no solo) ou em um "mock-up" (simulador), específicas para o tipo de aeronave na qual o aluno irá habilitar-se, num total mínimo de 27 horas-aula.

A empresa oferecerá estágio em vôo de, no mínimo, 15 horas, sendo que, destas, deverá ser destinada 1 hora para realização de cheque (exame prático) aplicado por profissionais credenciados pela ANAC.
Comprovado o estágio em vôo e ocorrendo a aprovação no cheque, a empresa solicitará à ANAC ou nas GERs da área, a expedição da licença e do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) do contratado, com os quais, você, agora Comissário, poderá desempenhar suas atividades profissionais.

Exame Médico

As inspeções de saúde dos comissários podem ser realizadas nas Juntas Especiais de Saúde (JES) da Aeronáutica.
Nessa inspeção você vai obter o CCF (Certificado de Capacidade Física) obrigatório para o vôo. Ele deve ser revalidado a cada 12 meses.
Na Inspeção você passará por testes Psicotécnicos e avaliação psicológica, otorrino, odonto, oftalmo, cardiologista, clínico geral, exames de sangue, urina e radiografia do pulmão. Um check up geral.
O inicial dura 2 dias, para revalidar, apenas 1 dia.

Oferta de emprego

Isso depende muito do momento atual da aviação brasileira.
O fato de ter inglês, por exemplo, já vai facilitar para seu curriculo ser selecionado. Quanto mais idiomas voce fizer, mais chances voce tera de ser escolhido(a).
É impossível prever em quanto tempo após o curso você estará empregado.


Filhos

Muitas comissária tem filhos e voam, isso não é impecílio para a carreira. Isso só depende de você.
Lembre-se que não temos uma rotina de um emprego "normal", que chegamos a ficar 5 dias fora de casa, e se você souber admistrar a qualidade do tempo, não a quantidade e as oportunidades que seu filho terá de viajar e ter uma vida decente, nada vai impedí-la.


Carga horária

A aviação tem uma regulamentação própria. Não tem nada a ver com a CLT. Você tem limites de horas diárias, mensais. Você pode tanto fazer um bate e volta, como ficar 5 dias fora de casa. Temos direito a 8 folgas mensais. Como elas são distribuídas? De acordo com a sua escala. Você tem direito a um final de semana no mês, sendo, ou uma sexta e sábado, ou sábado e domingo, ou domingo e segunda.


Tatuagem

As empresas voltaram as restrições em relação à tatuagem. Se você for fazer, que seja num local discreto e invisível sob o uniforme.


Entrando numa empresa aérea.

Você vai rever todas as matérias do Curso de Comissária, vai aprender as normas da empresa em que está e os aviões que ela opera. Vai estudar muito e estar sendo testado a todo momento.

Para ser comissário tem que amar a profissão.

Você nunca mais vai parar de estudar, tem que administrar sua vida pessoal de acordo com as suas folgas, conseguir passar um Natal, aniversário de familiares e amigos longe de casa, estar sempre impecável.
Se você acha que ser comissário é só viajar, servir refeições e conhecer novos lugares, procure outra profissão.

Comissários são os agentes de segurança de vôo - Toda a segurança está em nossas mãos. Você é capaz de "segurar essa bronca" ?!

Então seja Bem Vindo!!